CoCidade – Festival de Iniciativas Colaborativas

Num mundo cada vez menos corporativo e mais colaborativo, foi com imensa alegria que presenciamos um evento que está acontecendo hoje em São Paulo, o CoCidade 2015. Trata-se de um festival de iniciativas colaborativas que está na sua segunda edição (dá pra conhecer mais aqui). Algumas das perguntas que eles fazem de maneira provocativa: “Como transformar a cidade através da colaboração e do financiamento coletivo? Como a tecnologia e as redes sociais facilitam o desenvolvimento de novas formas de trabalhar, produzir cultura, viver e se relacionar de maneira mais livre?”.

imagem cocidades
cartaz do projeto CoCidades

Se uma coceirinha tomou conta dos dedos, vem com a gente conhecer a iniciativas financiadas por crowdfunding (que nada mais é que financiamento coletivo ou vaquinha, em bom português) que mais gostamos entre os presentes na Expofeira:

Vela Bikes – marca brasileira independente de bicibletas elétricas

A bicicleta já é linda sozinha, mas além de ser linda ela é elétrica, que é uma baita mão na roda para quem usa com bastante frequência no dia-a-dia.

Vela Verde Oliva - ela é um sonho :)
Vela Verde Oliva – ela é um sonho 🙂

Seu projeto foi financiado na plataforma Catarse em 2014 e foi um sucesso. A bicicleta tem design retrô aliada a tecnologia sustentável e inteligente contando com motor elétrico movido a bateria, faróis dianteiro e traseiro em LED, GPS interno, entre outras especificidades além de uma saída USB para carregar o celular. Muito amor! Nós ficamos apaixonados e queremos uma pra ontem!

NearBee – aplicativo de rede social georreferenciada 

A proposta é bem simples: um aplicativo de celular georreferenciado onde você se conecta com a comunidade local onde está. É uma tentativa de resgatar aquele velho senso de comunidade em vizinhanças, através da tecnologia. Cozinhou e sobrou um monte? Deixe um recado no mural… vai que algum vizinho do prédio não fez almoço hoje e queira vir buscar. Está caminhando pelas redondezas e se sentiu ameaçado, solte um alerta na rede e peça ajuda. Tem algo para vender, trocar, doar? Anunciar pra quem está perto é sempre muito eficiente, quebra a barreira da logística. Vai muito além disso, claro. Mas essa é a essência.

Confesso que acho uma grande quebra de paradigmas para cidades grandes, onde não sabemos nem o nome do vizinho de porta. Pode ser que funcione melhor em alguns lugares do que outros. Enfim, despertou no mínimo uma curiosidade de acreditar que o mundo pode ser “menor” nesse sentido de proximidade.

PegCar – aplicativo de aluguel de carros

Essa plataforma de carsharing, que conecta proprietários de carros e pessoas interessadas em alugar esses carros, em todo o Brasil. Pra quem não usa o carro todos os dias é uma maneira de fazer render e pra quem quer alugar um carro pode ser uma boa alternativa. Não sei quanto a regulamentação, mas a ideia é sensacional. Não é de hoje que escuto sobre carsharing, e até já fizemos uma experiência por outra plataforma (ZazCar) no ano passado, mas acabou saindo mais caro do que a opção de alugar um carro da maneira convencional ou pegar um táxi.

Nesse caso a empresa não é proprietária dos carros como no ZazCar e na prática o que eles promovem é a conexão entre as pessoas que tem interesse de fazer essa transação. Prevejo taxistas enfurecidos. Se essa iniciativa chegar à Maringá ou Londrina, vou testar na próxima visita.

Partio – plataforma de crowdfunding cultural

Existem diversas plataformas de crowdfunding ativas atualmente, mas o que nos chamou atenção no Partio é que ele é totalmente voltado para iniciativas culturais. São autores, cantores, empreendedores criativos que encontram nessa plataforma o meio de viabilizar seus projetos junto com os curadores do site.

Livro Criativo e Empreendedor, Sim Senhor - da Rafaela Cappai
Livro Criativo e Empreendedor, Sim Senhor – da Rafaela Cappai

Um dos projetos bem-sucedidos deles é o livro da Rafaela Cappai, que é atriz, bailarina, jornalista e empreendedora criativa com caligrafias exclusivas do Fabio Maca (sou super fã, vejam o trabalho dele aqui) intitulado: Criativo e Empreendedor, Sim Senhor! Por motivos de empreendedorismo criativo no coração, folheei e já estou em busca da aquisição da minha cópia. Por enquanto a edição impressa está esgotada (haverá uma segunda edição), mas tem e-book disponível para compra aqui. Nesse mesmo link tem alguns áudios com trechos do livro que podem ajudar a definir se interessa ou não. O empreendedorismo criativo não vive só de miçangas na praia e toda fonte de conhecimento desse assunto é mais que necessário, mas isso já é tema para mais de metro e com certeza vamos abordar esse assunto aqui no blog em um post dedicado.

Rent for All – mercado online de locação

Esse é demais! Na minha opinião pode vir a ser o OLX/Mercado Livre da locação de tudo e todos (não, péra). Dei um giro rápido pelo site, ainda está crescendo, mas já tem uma porção de coisas curiosíssimas. Já pode locar uma bolsa Chanel pra festa da fima (pá!), uma cama elástica pra festa de aniversário de 30 anos (no convite pode escrever o título original e ousado: de repente trinta #dica), uma câmera fotográfica profissional por hora para fazer aqueles cliques pra sua loja virtual. Tem de tudo um pouco e com certeza, haverá de tudo e muito e não vai demorar.

É daquelas ideias que você pensa: putz, como não pensei nisso antes?! (ahm-rãm, super programadora de aplicativos que sou). Já sou fã e com certeza serei usuária em breve.

Além da exposição, teve música, teve espaço para criançada, teve feirinha gastronômica, teve mesa de discussão sobre o plano diretor de São Paulo, intervenções artísticas, e vai ter festa atéééé a madruga boladona naquele vão maravilhoso. A Praça das Artes sem nada já é um espetáculo à parte e um lugar de encontros. Guardo linda memória afetiva desse lugar.

É um daqueles dias que te faz amar São Paulo, tarefa nem sempre fácil.

Deixo algumas fotos para vocês sentirem a energia. Um grande beijo!

praça das artes_02
CoCidade na Praça das Artes

 

praça das artes_01
Intervenções artísticas, espaço CoCriança, e foodtruck com hamburguer delícia.
praça das artes_03
ExpoFeira CoCidade
Bike Café
Esse é o Bike Café, eles ainda estavam se instalando.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s