o que é design de varejo?

 

Design de varejo ou retail design, store design, design de PDV.

Afinal, o que é isso?

Além do óbvio que é criar um ambiente bonito de loja (ou restaurante, café, livraria, tudo que se entende por ponto de venda), com áreas de exposição esteticamente agradáveis, o design de varejo (retail design) é uma estratégia que consiste em montar uma loja de maneira que se otimize seu espaço e sua vendas. A maneira como uma loja está configurada pode ajudar a estabelecer a identidade da marca e também servir a outros propósitos de cunho prático como proteção contra furtos de produtos.

Japanese Shop in Amsterdam 2
Loja de artigos japoneses em Amsterdam

O design de varejo é parte do marketing de uma empresa. Os profissionais envolvidos são arquitetos e designers com vivência em marketing de varejo. Se utilizam técnicas combinadas de arquitetura, design de interiores, visual merchandising e branding. Uma loja pode ser maravilhosamente projetada e simplesmente vender mal ou não proporcionar uma boa experiência de consumo por não levar em conta que precisa ter mais do que um projeto de arquitetura e interiores na sua concepção.

Spicy Color Flagship Store - Seoul Korea
Loja Street Beat by LINIII Group

É claro que o sucesso de uma loja depende de diversos fatores que não apenas o seu projeto arquitetônico, como treinamento de equipe, mix de produtos, localização, entre outros. No entanto, uma loja bem projetada pode além de atrair fluxo pela sua qualidade visual, proporcionar uma navegação do cliente de maneira a estimular que essa visita se converta em uma venda, proporcionar experiências sinestésicas que fidelizem o cliente, etc. Enfim, são infinitas possibilidades que contribuem para um bom resultado.

O consumidor atual é super exigente e cada vez mais consciente. Ele está contato com as marcas através de múltiplos canais: lojas, site, redes sociais como Instagram, Facebook e a força do ecommerce é cada vez maior. Então, quando a pessoa se dispõe a ir até a loja ela precisa viver uma experiência e não apenas a troca de dinheiro pelo produto desejado. (Vamos falar sobre experiência de compra no próximo post!) Além disso, a loja precisa traduzir e estar de acordo com toda a comunicação feita através dos outros pontos de contato da marca.

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Uma loja é um dos principais pontos de contato com o cliente e o design de varejo está materializado em sua vitrine, em suas peças de mobiliário, na iluminação, piso, layout e até mesmo na música e no cheiro do ambiente. Todos esses fatores influenciam na criação e consolidação de uma marca e no apelo que se pretende criar.

Adidas Originals by ONOMA Architects
Loja Adidas Originals by ONOMA Architects

Em resumo: design estratégico aplicado. Para ajudar a construir uma estrutura de identificação e conhecimento da marca com seu público-alvo. Para vender mais e para vender melhor.

Vamos buscar mostrar aqui no blog exemplos e cases de marcas que praticam essa integração entre os pontos de contato, sempre com foco nas suas lojas físicas.

Se você é lojista ou franqueador, conheça nossos serviços de arquitetura e design estratégico para varejo clicando aqui.. Nós podemos te ajudar!

Um grande abraço e até a próxima!

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