[retail drops] natura abre sua primeira loja e aposta em experimentação – natura shopping morumbi

Há tempos essa notícia faz parte dos bastidores do varejo de cosméticos e finalmente já tem data para se tornar realidade: até o final desse mês (abril, 2016) inaugura a primeira loja da Natura.

Depois de décadas em uma trajetória muito bem sucedida apenas através das vendas diretas (pelas consultoras) a marca, uma das mais admiradas do país, faz sua entrada no mercado tradicional do varejo com uma loja no Shopping Morumbi, em São Paulo.

Com 68m2, tem projeto assinado pelo escritório carioca Santa Irreverência sob a tutela do arquiteto Ricardo Campos. O visual merchandising é da agência Vimer.

A grande aposta da loja está na experiência a ser proporcionada ao cliente. Não poderia ser diferente: experimentação e relacionamento através da experiência de consumo são estratégias certeiras. Funciona para as grandes marcas e funciona para as marcas independentes pois se trata de relacionamento humano, valorização do tempo investido do cliente em visitar a loja. É uma construção que nem sempre se traduz em conversão imediata, mas conquista o cliente gradativamente quando não.

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Natura Shopping Morumbi (Imagem: Divulgação)

Uma grande quantidade de produtos estará a disposição para serem provados. Para parte do público AA que circula nesse shopping os produtos são conhecidos apenas de ouvido, não são consumidores habituais, então trata-se também de uma oportunidade de  aproximação e conquista desse público.

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Natura Shopping Morumbi (Imagem: Divulgação)

O zoneamento dos produtos por categorias facilita a navegação, tornando a loja mais convidativa para um novo cliente. Os que já são familiarizados com a marca contam com uma nova interface, uma nova experiência com os mesmos produtos.

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Natura Shopping Morumbi (Imagem: Divulgação)

A pia esculpida no tampo da mesa tem papel central na experimentação dos produtos de corpo e banho que ficam logo ao lado. Creio que a Natura muito se inspirou na Aesop nesse aspecto (inclusive a Natura é proprietária de uma cota da marca Aesop desde o ano passado). Lembram-se quando falamos sobre o papel da pia nas lojas da marca australiana?

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Natura Shopping Morumbi (Imagem: Divulgação)

A escolha dos materiais foi norteada pelo caráter de sustentabilidade e valorização da arte nacional: o piso é de madeira de demolição recolhida de fachadas de casas da região sul do país, os mosaicos de madeira que compõem as prateleiras de parede são peças feitas por artistas plástico mineiros (não descobrimos quem são ainda, mas nós adoramos!)

Confesso que quando imaginava uma loja da Natura o que me vinha à mente não era nada como essa loja, e sim algo mais ligado à terra, cores na paleta entre marrom e laranja, mais pé descalço na terra. Porém, achei o projeto muito sofisticado e a loja certamente merece uma visita para conferirmos de pertinho como ficou.

Vocês acham que a estratégia da Natura será bem sucedida? Façam suas apostas!

[retail drops] todas as quartas-feiras trazemos uma dose de inspiração de lojas que amamos e como elas utilizam técnicas de retail design e visual merchandising para obter sucesso, além de tendências do varejo! Se quiser que a gente fale sobre algum assunto em especial manda um recado pra gente! cecile@cecile.arq.br

Fonte:
http://vogue.globo.com/beleza/beleza-news/noticia/2016/04/natura-inaugura-primeira-loja-propria-no-shopping-morumbi-em-sp.html

 

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