clima de romance no PDV [mkt sensorial | dia dos namorados]

Sebastião, o siri, está ajudando a princesa Ariel a conquistar o príncipe Eric. Providenciado um passeio de barco, ficou faltando uma música ambiente. Um pássaro tentou fazer a trilha de forma desastrosa, arruinando as chances de conquista. Sebastião entra em cena para organizar uma orquestra junto aos animais do mar, para um perfeito clima de romance.

A cena é da Pequena Sereia, mas os conselhos do crustáceo Sebastião podem nos ajudar a ambientar uma loja no próximo Dia dos Namorados. Dá o play pra escutar!

Primeiro, temos que criar O CLIMA. Percurssão, cordas, sopro… palavras.

No nosso caso não temos orquestra, mas contamos diversas ferramentas para criar a ambientação, o clima. Com o marketing sensorial buscamos construir um elo emocional do cliente com a marca através dos sentidos para que o resultado seja maior engajamento. A comunicação é mais subjetiva e emocional explorando a relação com sensações e sentidos.

Cheiro de romance no ar…

Um dos recursos do marketing sensorial é o marketing olfativo. Um pãozinho saindo do forno e um café recém-passado exalam aromas que identificamos de imediato e acessam memórias que guardamos de interação com esses produtos.

 Aromatização dos ambientes é muito explorada por grandes marcas – quem nunca sentiu cheirinho da Le Lis Blanc ou da MMartan de longe no corredor do shopping? Ambas se apropriaram desse recurso com excelência criando suas próprias identidades olfativas.

‘Uma boa composição olfativa é capaz de atrair a atenção do cliente, podendo aumentar o tráfego no estabelecimento, a velocidade de visitação, o tempo de permanência dentro da loja, despertar a fome e até a libido’, afirma Eduardo Caritá, dono da Croma Microencapsulados, fabricante de microcápsulas para aromatização de ambientes e mídias em artigo da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Se torna cada vez mais comum que as marcas encomendem à empresas especializadas como a Croma Microencapsulados ou a Biomist.

Para datas comemorativas como Páscoa ou Natal, composições aromáticas específicas em pontos estratégicos do ponto de venda podem ajudar a alavancar as vendas. Esses aromatizadores de ambiente podem ser comprados prontos afinal não se trata de identidade olfativa, mas de uma estratégia de campanha.

White Gardenia Blossom Isolated
Gardênia Branca

Portanto, quais são as notas olfativas que podemos buscar para criar esse clima de Dia dos Namorados?

Nós apostaríamos em aromatizadores com notas florais de jasmin, gardênia para um tom mais sensual ou alecrim com vanilla para um tom mais refrescante com final adocicado. Se decidir por um tom mais doce, vá de morango com champagne. Existem diversas lojas de departamento que vendem aromatizadores, assim como lojas online e especializadas. Se estiver em São Paulo e quiser uma dica, fale com a gente.

Outra dica é utilizar flores naturais também, para terminar de compor o aroma e de quebra deixar a loja mais linda. Mas nem só de notas aromáticas vive o amor… então vamos falar de notas musicais.

You’ve got the love…

violao e coração

Nem precisamos falar muito sobre a força que uma trilha sonora tem em nossas emoções. Escolha o som que tem mais a ver com sua proposta de marca, mas foque no romance.

Em um artigo para o site Varejista, Guto Guerra falou um pouco sobre o que chamamos de music branding:

“Music Branding surge como solução capaz de controlar o potencial que o som (e a música!) possuem, canalizando-os para obter determinadas reações dos consumidores. A música, em especial, tem o poder de colocar em sincronismo as interações humanas. Quando duas pessoas conversam, é natural que o tom de voz delas migre para um ponto comum entre ambas. A música gera esse mesmo efeito, influenciando e sincronizando as ações das pessoas expostas às ondas sonoras. Assim sendo, a música certa pode fazer com que uma pessoa coma mais rápido ou mais devagar, que gaste mais ou menos dinheiro em suas compras, que saia ou permaneça mais tempo em determinado ambiente.”

Em uma pesquisa sobre o tema encontramos uma empresa especializada em music branding, a Gomus Music. Eles trazem já no site institucional diversas playlists temáticas. Nós estamos ouvindo sem parar a lista Apaixonado. É literalmente de se apaixonar… confiram aqui.

Está sem tempo ou opções para criar uma playlist com altas doses de romance? Então compartilhamos a nossa To Have and To Hold, hospedada no Spotify.

Outra dica de lista, também no Spotify, que gostamos muito é a An Indie Love Affair. Só amor.

Vitrines para inspirar

A vitrine não pode ficar de fora, claro. Então se inspire com algumas em diversos estilos.

DEBENHAMS,London,UK, "Oh......my shoe lace!", by PLANarama, London,UK,pinned by Ton van der Veer:
Humor britânico, na rede inglesa Debenhams by PLANarama
Vitrine de sapato. É uma ideia vendedora ou não?:
Ousadia nessa da Lanvin. O foco vai direto pros sapatos.
Unique and budget friendly way to celebrate Valentine's day - balloons, signage and the right mannequins:
Simples e efetivo (e de baixo custo): balões
The Artworks 2012 Valentine's window display:
De 2012 da Artworks, mas o coração com flores é atemporal
Amamos vitrines bem boladas e produzidas com excelência. Aqui fizemos nossa própria seleção do que nos encanta no Mundo das Vitrines. Esperamos que gostem! We love well done window displays! We create our own panel with our favorites just for you. www.vitrinemania.com.br:
Displayagem interna – loja de decoração e produtos para casa

Permaneçam inspirados.

Até a próxima!

Gabi R.

 

Se você acredita que pode melhorar a experiência na sua loja, podemos te ajudar. Entre em contato conosco através do nosso site ou telefone (11) 3105-4467

 

 

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