nova “loja-praça” da apple em são francisco contribui com reabilitação do espaço público

Quinze anos após a abertura de seu primeiro ponto de venda, a Apple repensa sua abordagem para o varejo e apresenta uma série de novas características no interior de sua nova loja na Union Square em São Francisco, na Califórnia. 

O conceito “praça”, que deve servir como modelo para novas lojas em todo o mundo, tem grande foco no caráter comunitário e no entretenimento desejando transformar a loja num grande ponto de encontro.

Fonte: Foster + Partners 

A marca trabalhou em colaboração com a prefeitura de São Francisco para contribuir com a reabilitação do espaço público deixando de focar apenas na experiência de compra dentro do ponto de venda, expandindo seus benefícios para a cidade.

Essa mentalidade colaborativa que expande os benefícios do espaço privado para uma área pública é, na nossa opinião, a grande atualização de conceito de design para os pontos de venda da marca. Não é à toa que se não aborda essa faceta de mudança, o novo conceito parece visualmente apenas uma atualização suave das já estabelecidas lojas da marca. Mas não se engane, a mudança abrange esferas que vão muito além da estética.

Fonte: Foster + Partners

“Não estamos apenas evoluindo nosso design de loja, mas o seu objetivo e um maior papel na comunidade como educar e entreter os visitantes e servir a nossa rede de empreendedores locais”, declarou Angela Ahrendts, vice-presidente sênior de lojas de varejo e online da Apple.

O design da loja foi uma colaboração entre equipes internas da Apple e o escritório  de arquitetura londrino Foster + Partners.

o que tem de novo na loja?

As inovações incluem 4 características sendo a primeira uma praça pública, The Plaza, que possui uma parede verde de 15m de altura e será palco de apresentações e shows regulares. A praça conta com Wi-Fi livre com acesso 24 horas por dia.

Fonte: Foster + Partners

A segunda é um espaço educacional chamado The Forum, que ocupa todo o mezanino da loja e possui uma parede-vídeo onde é possível projetar imagens que são visíveis a partir da praça na área externa.

Fonte: Foster + Partners 

Uma área de exposição dedicada a acessórios ao longo da parede da coluna central nomeada The Avenue e compõe a terceira novidade no conceito.

Fonte: Foster + Partners

Por último, escondido atrás da parede verde, The Boardroom oferece um lugar para os empreendedores locais e as empresas se encontrarem.

soluções arquitetônicas

O edifício se integra ao seu entorno, a Union Square, através de uma fachada com portas de vidro deslizantes com quase 13m de altura. Transparência para quebrar barreiras visuais e tornar o edifício mais convidativo ao público.

Fonte: Foster + Partners

No interior, o edifício é suportado por uma treliça de aço gigante e uma “espinha” corre pelo centro do espaço, ancorando um mezanino em balanço que divide o volume alto.

Fonte: Foster + Partners

Duas escadas de vidro, fixadas com “discos” de metal para criar a aparência de degraus de flutuação, estão localizados em cada extremidade da loja e levar ao nível superior.

Apple Union Square store in San Francisco by Foster + Partners
Fonte: Foster + Partners

A loja é totalmente alimentada por energia renovável, incluindo energia produzida por painéis fotovoltaicos integrados no telhado.

Fonte: Foster + Partners

#girlpower

Angela Ahrendts, hoje vice-presidente sênior de lojas de varejo e online da Apple, foi diretora executiva da marca Burberry e trazida para a Apple em 2014 para reformular as estratégias de varejo da marca. Ela figura em 15o lugar na lista das 100 Mulheres mais Poderosas do Mundo em 2016 da Revista Forbes. Confira aqui o perfil dela.

Angela Ahrendts

Fontes:

http://www.fosterandpartners.com/projects/apple-store-union-square/

http://www.dezeen.com/2016/05/21/foster-partners-jonathan-ive-apple-union-square-store-san-francisco/

http://www.forbes.com/profile/angela-ahrendts/?list=power-women

[nós somos o estúdio cecile, uma empresa de soluções arquitetônicas para espaços comerciais. somos apaixonados por varejo, store design, visual merchandising e tendências.

saiba mais sobre nosso trabalho através do nosso site  www.cecile.arq.br]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s