escolhendo o ponto comercial ideal: 5 coisas que você precisa saber

Um pequeno guia com informações preciosas para te ajudar a escolher o ponto comercial ideal para o seu negócio.

Localização: seu negócio é de passagem ou de destino?

Saber a resposta para essa pergunta vai te ajudar muito na escolha do seu endereço.

Num negócio de passagem, como um fast-food, o consumidor é atraído pela fachada. Sua decisão é feita rapidamente enquanto passa pelo seu ponto. Exposição de produtos na vitrine ou no acesso da loja, comunicação de ofertas e impacto da fachada em si ajudam nessa tomada de decisão, porém é necessário que ponto esteja exposto às pessoas numa região de bastante movimento.

Já um negócio de destino, como um salão de beleza, pressupõe a disponibilidade de deslocamento do público. O cliente chega até o ponto com uma demanda que ele já ponderou. Ele vai precisar, por exemplo, de um lugar para estacionar, um agendamento prévio, muitas vezes contar com espaço para crianças.

“O negócio de passagem depende de alto fluxo de passantes. Por isso, tem que ter boa visibilidade e tentar aproximar a venda da porta para captar os clientes. Já o negócio de destino deve ter serviços adicionais, como estacionamento”, explica Marcus Rizzo, consultor de franquias, em artigo da revista Exame.

Para ter ideia do fluxo de passantes, faça uma análise local: permaneça em frente ao ponto considerado como potencial e conte quantas pessoas passam por ali – exatamente em frente, não do outro lado da rua. Também é importante que esteja na linha de visão do pedestre, um local com boa visibilidade. Isso já vai te dar uma boa noção sobre o potencial do ponto.

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Oxford Street, famosa rua de compras em Londres

Público-Alvo: conheça e estude os seus hábitos

Conheça e estude seu público. É importante saber se o local que escolheu para se estabelecer é o mesmo em que os consumidores em potencial circulam.

Observe a faixa etária e de renda, e se for o caso, contrate um estudo específico. Mais vale um investimento para ter certeza de que o ponto é adequado ao público do que amargar um prejuízo com valores imobilizados.

O poder de compra do público da região deve ser adequado ao valor do seu ticket médio (valor médio de compra por cliente) e não o contrário. Para isso, é preciso estar no mesmo lugar onde seus consumidores potenciais estão.

Considere a possibilidade de estar numa rua especializada, mas lembre-se que para isso precisa estar pronto para enfrentar a concorrência. Uma pessoa que decide circular por uma rua de lojas de móveis, por exemplo, já possui uma grande inclinação em fazer negócio por estar ali, porém ela tem possibilidade de pesquisar e conversar com diversos concorrentes. Se certifique de ter um diferencial.

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Holly, personagem de Audrey Hepburn em momento “window-shopping” em cena do filme Bonequinha de Luxo

Permissões: seja previnido

Reserve uma parte do seu investimento para taxas de licenças como alvará de funcionamento, alvará de reforma do imóvel, vistoria de bombeiros e em alguns casos outros órgãos reguladores como vigilância sanitária, secretaria do meio-ambiente – tudo depende da atividade comercial a ser realizada e das intervenções necessárias ao imóvel.

Estar com tudo em dia vai te ajudar a evitar dores de cabeça como multas, reformas de última hora e em último caso, necessidade de mudança de endereço.

Verifique se a atual lei de uso e ocupação do solo da sua cidade permite uso comercial no endereço em que você pretende se instalar. A Lei de Zoneamento, Plano Diretor e Código de Obras da cidade determinam atividades permitidas entre outras restrições e oportunidades que podem ser avaliadas por um profissional habilitado.

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Condições e dimensões do imóvel

É possível que encontre um ponto que se encontre numa excelente localização, com fácil acesso ao seu público-alvo porém ele não tenha dimensões adequadas ao seu comércio ou que precise de uma grande reforma.

Se abrigava uma atividade muito diversa da sua ou encontra-se deteriorado, considere o custos de adequação – reforma, mobiliário e equipamentos. Se for muito maior do que o necessário haverá impacto direto pois o espaço precisa ser adequado e ocupado.

Também é importante verificar possíveis problemas em instalações elétricas e vazamentos levando para uma visita um profissional de sua confiança, eletricista e encanador.

Como saber qual é o tamanho ideal de loja?

Leve em consideração quantidades de pessoas que irão permanecer no ambiente – funcionários e clientes, quantidades de produtos que ficarão em exposição e também em estoque. As áreas de trabalho devem ser ergonomicamente adequadas. Além disso, existem normas que determinam espaços mínimos destinadas ao uso dos funcionários.

A área de circulação para os clientes precisa ter dimensões confortáveis para que eles possam circular entre os produtos e ter uma experiência positiva. O fluxo deve ser planejado. Se o espaço for subdimensionado,  o fluxo comprometido vai impactar diretamente no seu resultado de vendas.

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Loja de chás T2 em Shoreditch, Londres tem área de circulação ampla e fluxo guiado pela comunicação visual. Já falamos sobre essa loja, aqui.

Custos ocultos

Renata Leal, editora da série Empreendedores do Futuro fala sobre a necessidade de procurar saber se não há dívidas como IPTU atrasado, contas de energia e condomínio que possam vir a ser cobradas de você como ocupante atual do imóvel.

Acrescidos aos custos fixos (aluguel, condomínio, energia, internet, etc), não esqueça de considerar possíveis necessidades como contratação de seguranças, sistemas de alarme e circuito interno de vigilância, manutenção preventiva em geral.

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Sistema de segurança com alarme instalado na porta da loja faz parte de ação anti-furto

Espero que as dicas te ajudem a fazer uma escolha bem-sucedida para o seu ponto comercial.

Cada negócio tem potenciais diferentes a serem explorados e uma consultoria com profissionais especialistas em varejo poderá te ajudar. Conte com nossa equipe e  nossos serviços. Ficaremos felizes em te ajudar. Fale com a gente! 

Fontes:
http://revistapegn.globo.com/Como-comecar/noticia/2015/08/como-escolher-um-ponto-comercial-para-o-seu-negocio.html
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/7-erros-dos-empreendedores-ao-escolher-um-ponto-comercial
http://www.konkero.com.br/financas-pessoais/seu-negocio/7-dicas-para-identificar-o-ponto-comercial-ideal-para-o-negocio
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